segunda-feira, 20 de junho de 2016

Estudantes estaduais mostraram o caminho: lutar!

Os estudantes das escolas estaduais assumiram seu papel de protagonista e ocuparam centenas de escolas no Rio Grande do Sul, para pressionarem o governo pelas suas pautas: repasse de verbas atrasadas, realização de obras para manutenção e reforma e a retirada do PL 44/2016. Para se ter ideia do que representa este projeto de lei, atentemos à sua justificativa: “o Poder Executivo poderá qualificar como organizações sociais pessoas jurídicas de direito privado, sem fins lucrativos, cujas atividades sejam dirigidas ao ensino, à pesquisa científica, ao desenvolvimento tecnológico, à gestão, proteção e preservação do meio ambiente, à ação social, ao esporte, à saúde e à cultura, atendidos determinados requisitos como, por exemplo, comprovar o registro de seu ato constitutivo, dispondo sobre a natureza social de seus objetivos e a finalidade não lucrativa, com a obrigatoriedade de investimento de seus excedentes financeiros no desenvolvimento das próprias atividades, dentre outros”. 

Reportagem do Portal Sul21, afirma que “o projeto, caso aprovado permitirá ao Estado passar para essas organizações sociais atividades que hoje são desempenhadas, por exemplo, pela Fundação Estadual de Proteção Ambiental ou pela Fundação Zoobotânica.” Além destas, as organizações sociais (OS), poderiam atuar dentro das escolas. É mais um passo para a privatização do ensino.

Em Novo Hamburgo, cinco escolas foram ocupadas e membros da direção do sindicato foram até algumas delas para conversar com os estudantes e participar de atividades. Em todas elas, chamou a atenção a organização dos jovens, que controlavam desde a entrada dos visitantes, como na sua organização interna. Foram montadas equipes que eram responsáveis pela segurança, comunicação, alimentação, limpeza etc. Os jovens também estavam abertos para oficinas e aulas sobre os mais diversos temas: arte, cultura, hip hop, história, poesia, química, física, matemática. Também foi visto nas escolas que eles tomaram a frente para melhorias que o poder público não garante: limpeza, pinturas e até a montagem de hortas. Ou seja, os estudantes assumiram este espaço, que já era deles, e demonstraram que estão conscientes de seu papel!

O governo acordou com os estudantes suspender a tramitação deste projeto por seis meses e irá repassar R$ 40 milhões para reformas e manutenção das escolas. Os estudantes conseguiram uma importante vitória!


Parabéns aos estudantes! Que venham muitas lutas! E podem contar conosco!


Repúdio à violência policial contra estudantes

Estudantes que ocuparam a Secretaria da Fazenda, em um movimento pacífico e legítimo, foram cruelmente retirados do local, sem qualquer negociação. Após, foram levados para Delegacias e alguns foram indiciados. Inclusive jornalistas que acompanhavam a manifestação sofreram da mesma violência. Temos que ser firmes na condenação deste ato, pois este é mais uma ação de criminalização das lutas sociais. A sociedade, como um todo, deve cobrar do governo estadual a responsabilidade sobre este ato e que se averigue os agentes desta violência contra os estudantes.

Nenhum comentário: