segunda-feira, 1 de junho de 2015

Novo Hamburgo tem nova Secretária de Educação


Cristiane Souza Costa assume a pasta e mesas de negociação devem iniciar ainda nesta semana

Após a renúncia formal do Secretário de Educação de Novo Hamburgo, Beto Carabajal, a ex-diretora de Educação Cristiane Souza Costa assumiu a pasta na tarde desta segunda-feira (1º). De acordo com a presidente do SindProfNH, Andreza Formento,  com esta movimentação, espera-se que a nova gestão esteja mais aberta ao diálogo com a categoria. “Queremos que neste momento as denúncias recebidas no período da greve sejam apuradas, e, que os estudantes da Rede Municipal passem a ser prioridade”, destaca.

Durante os trinta dias de paralisações e protestos, a precarização dos espaços escolares também estiveram em pauta. Questões como escolas que não receberam suas demandas, apesar de aprovação no Orçamento Participativo, e, falta de professores nas séries finais, a exemplo da EMEF Bento Gonçalves, do bairro Lomba Grande, foram algumas das pautas que mantiveram os professores nas ruas.

“Nós estamos retornando às escolas com os mesmos problemas que tínhamos há um mês. Agora esperamos que a nova Secretária não feche os olhos para os problemas levantados durante a maior greve da história de Novo Hamburgo”, disse a presidente.

Com a posse de Cristiane Souza Costa, o executivo sinaliza uma resposta rápida ao que foi acordado na manhã desta segunda-feira no Tribunal de Justiça do Estado para a abertura da mesa de negociações, que deve de imediato discutir a autonomia das escolas na programação do calendário escolar para a reposição dos dias letivos no período da paralisação.

“Nossa greve foi considerada legal pela justiça e nenhum servidor sofrerá retaliações, como o corte de ponto, anunciado pelo prefeito Luis Lauermann, na semana passada. Esta medida também se estende aos profissionais que estão em estágio probatório. Esperamos que o diálogo transcorra tranquilamente, pois é de interesse da categoria que os alunos possam ter o seu direito a educação de qualidade”, conclui Formento. 

Nenhum comentário: