quinta-feira, 28 de maio de 2015

A GREVE DA EDUCAÇÃO DE NOVO HAMBURGO CONTINUA. POR QUÊ?



Para quem pensa que os professores municipais são intransigentes ou que não têm “amor pelas crianças”, é preciso esclarecer alguns fatos que foram determinantes para que uma Greve histórica neste município fosse deflagrada.


São praticamente sete anos lutando contra a precarização da Educação Pública e pela valorização de seus profissionais. Sete anos em que a política adotada pela administração tem sido o desmantelamento de uma das Redes Educacionais mais respeitadas no Rio Grande do Sul e que servia de referência tanto nas questões de valorização e respeito pelos educadores, como também pela seriedade e comprometimento com suas políticas educacionais.


A situação atual chegou ao seu limite, não há como calar. Ano após ano a administração tem feito um forte investimento em achatar os salários da Educação, e mais, precariza nossas condições de trabalho consequência das dezenas de exonerações anuais. 


Não temos mais uma Rede estável, segura. Consequência, as crianças estão sendo prejudicadas diariamente no momento em que não sabem se vão ter um professor no dia de amanhã, isso independente da Greve, pois os professores estão indo embora para outras Redes nas quais se sentem valorizados e confiantes.


Jamais nesta cidade vivemos tal situação, de não termos professores. Isso era coisa para o Estado; não mais, esta também é a realidade municipal. 


Fora isso, espaços fundamentais para a aprendizagem estão sendo fechados, a revelia de um “Pacto de Aprendizagem” propagado por essa administração com uma grande proposta pedagógica e que tem sido esquecido. 


Consequência; alunos (as) com Necessidades Educacionais Especiais ou dificuldades de aprendizagem que necessitam destes espaços sem atendimento e professores lutando para que essa situação se reverta.


Por que estamos em greve? Porque o prefeito se recusa a ouvir os apelos dos profissionais que estão no dia a dia da Escola e sabem muito bem que o que se propaga aos quatro ventos não é o que de fato acontece no chão da Escola. 
A Educação Hamburguense continua sem respostas!


* Falta de diálogo da administração;
* Sucateamento dos espaços escolares (Fechamento de laboratórios de aprendizagem, de informática);
* Precarização da carreira de professor(a);
* Falta constante de professores na maioria das escolas;
* O apartheid criado entre profissionais da Educação Infantil e Ensino Fundamental;
*Transferências de colegas que denunciaram o mau uso e desvio de dinheiro em suas escolas;
* Achatamento salarial (perdas mais de 13%);
* Cumprimento de 1/3 da Hora Atividade.
* Quem está respondendo pela Pasta da Educação?



Quando há falta diálogo e sobra intransigência e desrespeito a única alternativa para trabalhadores (as) a GREVE.


Nenhum comentário: