quinta-feira, 15 de agosto de 2013

Professores discutem plano de carreira

Professores municipais estiveram reunidos na noite desta terça-feira (13), na sede do SindprofNH, para discutir e esclarecer dúvidas sobre o plano de carreira da categoria. O documento, em vigor para os aprovados no concurso de 2009, foi imposto pelo executivo municipal, não contempla as necessidades dos profissionais e desvaloriza os professores.
Além de temas como direitos do trabalhador durante o estágio probatório, informações sobre progressão funcional e mudanças de nível, foram abordados assuntos como troca de escola, greve e direito de greve, desqualificação dos profissionais que atuam na educação infantil e plano de assistência da categoria, além da falta de organização e planejamento da administração para provimento das vagas do magistério municipal. Foi proposta a criação de um grupo permanente de estudos para avaliar o texto e articular formas de melhorar algumas cláusulas, por meio de pressão sobre o legislativo.

Aprovado sem ter sido discutido com a categoria, o Plano de Carreira do magistério municipal tinha um texto original que oprimia ainda mais os professores, mas mudanças foram obtidas através da massiva mobilização de todos e de negociação entre o SindprofNH e os parlamentares. Para que mais avanços sejam possíveis, é preciso que cada professor converse com os colegas em sua escola, mostrando a necessidade de união pelo interesse comum. Com as eleições de diretores próximas, também é preciso avaliar quem são os candidatos e qual o comprometimento deles com a causa dos professores, para que nos representem com garra durante sua gestão.

Nenhum comentário: