quinta-feira, 30 de agosto de 2012

A PRIMEIRA CONDENAÇÃO

qua, 29/08/12
por Cristiana Lôbo |categoria julgamento do mensalão
Os seis votos dados até agora pela condenação por crimes de corrupção passiva e um peculato do deputado João Paulo Cunha no julgamento da Ação Penal 470, conhecida como o caso do mensalão, representa um revés para o PT: desde que estourou o escândalo, o partido perdeu o protagonismo do discurso pela ética , e agora fica o PT com uma espécie de tatuagem do mensalão. Desde que estourou o escândalo, o PT perdeu eleitores, especialmente de classe média dos grandes centros urbanos.

A confirmar a decisão, terá também o ex-presidente Lula de rever o discurso que vem fazendo desde que ganhou popularidade alta, que é o de negar peremptoriamente que tenha havido o tal “mensalão”. Quando estourou o escândalo ele, primeiramente, pediu desculpas à Nação, depois admitiu caixa dois, e, mais tarde passou a negar que tenha havido o escândalo.

Do ponto de vista prático, este placar do julgamento vai obrigar o PT a substituir a candidatura de João Paulo Cunha a prefeito de Osasco. Se for confirmada a condenação, ele será enquadrado na lei da Ficha Limpa e, mais do que isso, poderá o STF , como propôs o ministro Cesar Peluso, decidir pela perda imediata do mandato de deputado federal e a não possibilidade de disputar o mandato de prefeito.

Nenhum comentário: