segunda-feira, 16 de agosto de 2010

SINDPROF/NH COMEMORA CINCO ANOS DE DESAFIOS, LUTAS E CONQUISTAS

Na segunda-feira, 16 de agosto, o Sindicato dos Professores Municipais de Novo Hamburgo comemorou a passagem do seu quinto aniversário. Estavam presentes professoras e professores, sindicalistas e amigos que juntos participaram do coquetel e da roda de conversas sobre a trajetória do SINDPROF/NH.

Entre as diversas falas o discurso marcante foi em relação à atuação do Sindicato dos Professores há um tempo anterior à sua fundação, quando suas reuniões eram realizadas, muitas vezes, nos bancos dos corredores do Sindicato dos Sapateiros, com um pequeno grupo de professores idealistas e depois, já então como Entidade representativa dos professores municipais de Novo Hamburgo. Tendo como uma de suas características fundamentais a luta pela conquistas de direitos e a qualificação do magistério. Mantendo como princípios fundamentais a ética, a igualdade, a solidariedade, a construção da democracia. Neste sentido, as manifestações dos presentes colocaram a luta pela manutenção dos Planos de Carreira do Magistério hamburguense como um marco do SINDPROF/NH na defesa da classe trabalhadora.

As falas valorizaram a história da entidade e o seu papel na sociedade. O SINDPROF/NH nasce em um momento conjuntural pouco propício para o movimento sindical. Afinal, o mundo vive um momento muito complicado: de um lado, a economia mundial caminha por um processo de superprodução, a crise clássica do capitalismo; de outro lado, a classe trabalhadora sofre duro revés com o fim do “socialismo real” e com muitos de seus ora representantes, agora “rezando” a cartilha neoliberal. Nesta conjuntura adversa, na qual os movimentos sociais se encontram sufocados, desmobilizados, desarticulados e desacreditados, o Sindicato dos Professores Municipais surge com a possibilidade de um novo caminho para o movimento sindical. Demonstrando que outro sindicalismo é possível, sem atrelamento, com autonomia e com a certeza única de que os interesses da categoria são prioridade para esta entidade.

A luta realizada em 2009 contra o fim do Plano de Carreira mostra muito bem o que a categoria quer de um Sindicato: uma organização que lute pelos interesses coletivos dos trabalhadores, que não negocie direitos e não se renda ao poder.

O Sindicato dos Professores Municipais de Novo Hamburgo tem honrado nestes cinco anos o seu compromisso com a verdade, com a ética. Com respeito absoluto a uma categoria que tem demonstrado sua força, sua união, sua responsabilidade e solidariedade com os interesses do coletivo de trabalhadoras e de trabalhadores em Educação.

Nenhum comentário: