quarta-feira, 1 de maio de 2013

1º DE MAIO O QUE TRABALHADORAS E TRABALHADORES EM EDUCAÇÃO TÊM A COMEMORAR?


Ao nos depararmos com a cartilha distribuída pela Campanha Nacional pelo Direito a Educação e os resultados do Censo Escolar 2011, bem como o penúltimo lugar que o Brasil amarga no ranking mundial da Educação, percebe-se que algo vai muito mal no reino da presidenta,  que em seu primeiro discurso à Nação,  reinterou seu compromisso com a Educação Pública de Qualidade.
Como dizia Freire: É fundamental diminuir a distância entre o que se diz e o que se faz, de tal maneira  que num dado momento a tua fala seja a tua prática."  Não é o que temos vivenciado na Educação brasileira e muito menos na hambuguense.
A menos de uma semana da comemoração do dia “do Trabalhador”, professoras e professores das escolas municipais de Novo Hamburgo ocuparam a Esquina Democrática e as ruas da cidade para anunciar e denunciar o descaso da administração com nossa Educação. Pela primeira vez na história de Novo Hamburgo, desde que foi criada, nossa data base não foi respeitada. Nossas condições de trabalho se precarizam diariamente, o quadro de profissionais da rede antes permanente, agora vive de incertezas e inconstâncias. Profissionais competentes e qualificados desistem do município em busca de valorização e melhores condições de trabalho.
 Temos o que comemorar em Novo Hamburgo?
Apesar do descaso, da desvalorização e do desrespeito por parte de nossos patrões, temos o que comemorar SIM.
Mostramos no dia 24 de abril, que mais que salário, exigimos respeito. Exigimos que administração diminua a distância entre o que diz e o que faz. Exigimos que todas as escolas tenham a mesma qualidade de infraestrutura, que todos (as) alunos (as) tenham o mesmo direito a uma escola de qualidade. Exigimos que todos (as) profissionais da Educação sejam valorizados (as) e que não haja o “apartheid” na categoria.

O 1º de Maio é dia de comemorar SIM.
Todos (as) nós, que apesar dos governos, lutamos brava e diariamente para que alunas e alunos possam fazer a diferença nesta nossa sociedade que teima em ser desigual, que teima em discriminar e que acima de tudo teima em acirrar a desigualdade social e cultural. Apesar dos governos e do governo, nós acreditamos na EDUCAÇÃO, por isso lutamos, por isso não nos calamos.
No 1º de Maio solidarizem-se com trabalhadoras e trabalhadores do mundo, são todas (os) juntas (os) que fazem a história de um país. Sendo assim, faz-se necessário trazer novamente a fala de nosso Educador maior: “Eu agora diria a nós, como educadores e educadoras: ai daqueles e daquelas, entre nós, que pararem com sua capacidade de sonhar, de inventar a sua coragem de denunciar e de anunciar. Ai daqueles e daquelas que, em lugar de visitar de vez em quando o amanhã, o futuro, pelo profundo engajamento com o hoje, com o aqui e com o agora, ai daqueles que, em lugar desta viagem constante ao amanhã, se atrelarem a um passado de exploração e rotina.”
Parabéns a todas (os) nós que fazemos da EDUCAÇÃO a nossa causa.
SAUDAÇÕES FRATERNAS
SINDPROFNH
 
Manifestações dos Professores na Praça do Imigrante - paralisação em 24 de abril.

Assembleia dos Professores no Centro Administrativo, na paralisação em 24 de abril.




Nenhum comentário: