O Tribunal manteve indeferida a candidatura dele à reeleição
COMPARTILHE: 2 8 Orkut0
Da Redação
Novo Hamburgo - O atual prefeito de Novo Hamburgo, Tarcísio Zimmermann, falou no início da noite desta segunda-feira à Rádio ABC 900 AM sobre a decisão monocrática do ministro Arnaldo Versiani, do Tribunal Superior Eleitoral(TSE), que manteve indeferida sua candidatura à reeleição.
Ainda com possibilidade de recurso, Tarcísio evitou falar sobre uma possível troca de candidato: “Estou plenamente convencido de que é uma completa aberração isto que está acontecendo. Entendo que a gente deve ir até o fim nesta questão. Vou conversar com partidos aliados para ouvir a opinião deles, mas acho que quando a causa é justa, devemos ir até o fim”, disse o prefeito.
Coligação divulga nota oficial
Intitulada "Campanha de Tarcísio Zimmermann segue em Novo Hamburgo", a coligação Meu Coração Quer Bis divulgou nota oficial por volta das 20h20 desta terça-feira. "Diante da mais recente decisão do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) que considerou Tarcísio Zimmermann inelegível em Novo Hamburgo, a coligação Meu Coração Quer Bis declara que Tarcísio segue candidato à reeleição, permanecendo em campanha. Nesta terça-feira, 2 de outubro, a aliança entrará com recurso para que o pleno do TSE analise até quinta-feira, dia 4, o indeferimento da candidatura, sentença dada de forma monocrática pelo ministro Arnaldo Versiani, relator do caso", informa o comunicado.
Mais recursos
O advogado do candidato Tarcísio Zimmermann, Jorge Perroni, ratificou à Rádio ABC 900 AM que irá entrar com um recurso no TSE nesta terça-feira. Segundo ele, o julgamento pode ocorrer já na sessão de quinta-feira. “O TSE está dando preferência ao exame de recursos sobre indeferimentos de candidaturas, tendo em vista a proximidade da data das eleições”, afirmou Perroni.
Tarcísio pode continuar com a campanha até a decisão final. Caso o recurso seja indeferido pelo TSE, ainda há a possibilidade de recurso ao Supremo Tribunal Federal.
O caso
- Durante a campanha de 2004, Tarcísio Zimmermann (PT) e Jair Foscarini (PMDB), então candidatos à prefeitura, participaram da inauguração do Case, o que é vedado pela Lei Eleitoral, por se tratar de uma obra pública.
- Partidos de oposição denunciaram e os registros de Tarcísio e Jair foramcassados após o pleito. Como eles, juntos, fizerammais de 50% dos votos, a eleição foi anulada.
- Em março de 2005, Novo Hamburgo teve nova eleição. Tarcísio desistiu de concorrer, mas Jair conseguiu obter novo registro e elegeu-se.
- Depois desta eleição, Tarcísio elegeu-se deputado federal em 2006 e, em 2008, prefeito de Novo Hamburgo.
- Com o reconhecimento pelo STF da constitucionalidade da Ficha Limpa, Tarcísio foi enquadrado no Artigo 1o da Lei 64/1990, que considera inelegível, por oito anos, o candidato que tenha sido responsável ela nulidade de uma eleição, o que ocorreu em 2004.
- Assim que Tarcísio registrou a candidatura este ano, a aliança do PMDB entrou com pedido de impugnação, aceito pela Justiça.
- Na tarde de ontem o Ministro do Tribunal Regional Eleitoral Arnaldo Versiani, em decisão monocrática, ou seja, individual, negou o registro da candidatura.
- Tarcísio tem dez dias para recorrer da decisão e tentar levar o caso para o tribunal do Pleno do Tribunal Superior Eleitoral.
Nenhum comentário:
Postar um comentário