domingo, 10 de julho de 2011

CONSELHO AUTORIZA CRECHE A FECHAR NAS FÉRIAS

O CNE (Conselho Nacional de Educação) aprovou ontem, por unanimidade, um parecer considerando que creches e pré-escolas não devem funcionar no período de recesso ou de férias. A consulta foi feita pela Secretaria Municipal de Educação de São Paulo.

O parecer do CNE deverá ser homologado em breve pelo Ministério da Educação e, depois, publicado no “Diário Oficial da União”, servindo de norma para todo o país.

No ano passado, as defensorias públicas em São Paulo e Jundiaí (58 km da capital) conseguiram na Justiça uma decisão proibindo o fechamento de berçários, creches e pré-escolas nas férias.
A ação foi protocolada após pais de crianças alegarem que, durante o recesso, não tinham onde deixar os filhos pequenos para ir ao trabalho. Há dois meses, a defensoria de Santos (litoral de São Paulo) conseguiu o mesmo benefício.


Para tomar a decisão, o CNE alegou que creches e pré-escolas precisam de recesso para organizar currículos e planejar as atividades educacionais das crianças.

As escolas não podem levar todo o peso do mundo. Creches e pré-escolas são instituições educacionais, e não de assistência social”, disse o conselheiro Cesar Callegari, que foi relator do processo.

Para ele, o período de férias escolares também é fundamental para estimular a convivência familiar da criança. “Nem todas as necessidades das crianças podem e devem ser atendidas pelas instituições educacionais. Não convém sobrecarregá-las”, afirmou.

Segundo a Undime (União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação), se as creches funcionassem durante todo o ano, sem interrupção, seria necessário mais professores e aumentar em 33% os investimentos.

Um comentário:

Neliza disse...

A bastante tempo espero por isto, pois as escolas de educação infantil, não existem para resolver os problemas dos pais que não tem onde deixar os filho, são sim espaços para a aprendizagem, tão fundamentais como o Ensino Fundamental e devem ser tratados com o mesmo respeito e valor. São profissionais da educação que trabalham nestes estabelecimentos, não são assistentes sociais, nem babás ou coisa parecida que tenha que cuidar de crianças para as famílias organizarem suas vidas. Trabalho a 11 anos na educação infantil do municipio de São Leopoldo e muitas vezes os pais estão de férias e nem ficam com seus filhos, ganham atestado para ficar com a criança em casa, mas o levam para a escola e aproveitam para fazer seu rancho, faxina... Hoje mesmo iniciou o recesso no Ensino Fundamental devido a falta de água em São Leopoldo, menos nas EMEIS, igual na época da gripe onde tudo parou menos as EMEIs, justo nesta faixa etária que necessita de tanto cuidado de higiene e saúde. Precisamos urgentemente mudar esta visão da escola infantil e iguala-lá ao fundamental é um passo.