segunda-feira, 19 de outubro de 2009

DO COMPUTADOR AO AIPIM...

Coisas para se refletir: Do Aipim ao Computador, esse foi o nome do projeto que o professor Ernest Sarlet criou e pelo qual ele e Novo Hamburgo ficaram conhecidos inclusive no exterior. Esse projeto e outros que foram acolhidos, na época, pelo prefeito Sr. Atalíbio Foscarini como orientações pedagógicas e a valorização financeira do professor com o plano de carreira, transformaram a cidade num pólo educacional que serviu de exemplo para todo o país.

Na sexta-feira, nosso jornal publicou que o diretor geral do Ipasem, Sr. Valnei Rodrigues, em visita ao executivo, apóia o prefeito. E me pergunto como pode um representante de uma entidade de classe manifestar-se contra os seus associados?

Segundo declarações desse diretor, “precisamos aproveitar este momento e construir novas alternativas para o Município”. Que tal, senhor Diretor, sugerir alternativas que não prejudiquem os seus associados? Nada tenho a ver com o movimento dos professores, mas respeito uma classe que luta contra o retrocesso que será a extinção do plano de carreira. Retrocesso parece ser a tônica das ações da administração petista no município. Quem sabe tenta-se trazer novas empresas para Novo Hamburgo?. Isso certamente daria um retorno mais significativo de ICMS para a cidade com o crescente aumento de outros impostos.Mas, não, a primeira medida em que se pensa é redução de salários e de uma categoria tão importante como reconhecia o Prefeito Foscarini e seu secretário de educação, saudoso professor Sarlet, um belga tão brasileiro como nós. Aposto que, muitos votos do atual prefeito devem-se ao fato de que seus eleitores acreditavam que não faltariam recursos a um parceiro de Lula. Isso é outro assunto para se refletir... Mas, não tenho competência para gerir os recursos do município, ou condições para administrar o seu patrimônio financeiro. Não sou prefeita e nem diretora do Ipasem.


Vocês já viram uma propaganda do governo que diz “Seja um professor”? Fui apaixonada pela minha profissão era um ideal de vida. Hoje, o pagamento é ridículo e, pior, o respeito que nos tornava tão importantes, não existe mais. Então é preciso fazer propaganda. “Seja um professor”.

Não mexa no plano de carreira, Senhor Prefeito. Deve conhecer a piada que diz que Novo Hamburgo é a terra da “lá tinha”. Lá tinha isso... Lá tinha aquilo... Não permita que a educação da cidade se transforme na piada da latinha. Que “ Do Aipim ao Computador” vire às avessas. Estou certa de que educação é a única forma de atingir o reconhecimento e o sucesso.

Anamaria cachapuz cypriano
PUBLICADO: JORNAL NH 19.10.09

6 comentários:

Anônimo disse...

Meu Deus que absurdo!Não faltava mais nada para este secretário acabar de vez com sua credibilidade.O que eles estão fazendo com a nossa Educação? NInguém vai parar essa loucura? Partido dos Trabalhadores, SOCORRO! Estes que aqui estão são uns traidores, é uma punhalada atrás da outra. E são só nove meses.

Luiza Dumont disse...

Quando a gente pensa que já viu de tudo. O seu Beto apronta mais uma. Acho que já deu, cansei...

FORAAAAAA BETOOOOOO !

VOCÊ NÃO MERECE SER SECRETÁRIO DA EDUCAÇÃO DE NOVO HAMBURGO.
NÓS NÃO MERECEMOS TER UM

SECRETÁRIO QUE DESQUALIFICA NOSSA EDUCAÇÃO.

VOCÊ NOS ENVERGONHA...
Luiza

Zé Pedro disse...

Meu partido
É um coração partido
E as ilusões
Estão todas perdidas
Os meus sonhos
Foram todos vendidos
Tão barato
Que eu nem acredito
Ah! eu nem acredito...

Que aquele garoto
Que ia mudar o mundo
Mudar o mundo
Frequenta agora
As festas do "Grand Monde"...

Meus heróis
Morreram de overdose
Meus inimigos
Estão no poder
Ideologia!
Eu quero uma prá viver
Ideologia!
Eu quero uma prá viver...

O meu prazer
Agora é risco de vida
Meu sex and drugs
Não tem nenhum rock 'n' roll
Eu vou pagar
A conta do analista
Prá nunca mais
Ter que saber
Quem eu sou
Ah! saber quem eu sou..

Pois aquele garoto
Que ia mudar o mundo
Mudar o mundo
Agora assiste a tudo
Em cima do muro
Em cima do muro...

Meus heróis
Morreram de overdose
Meus inimigos
Estão no poder
Ideologia!
Eu quero uma prá viver
Ideologia!
Prá viver...

Pois aquele garoto
Que ia mudar o mundo
Mudar o mundo
Agora assiste a tudo
Em cima do muro
Em cima do muro...

Meus heróis
Morreram de overdose
Meus inimigos
Estão no poder
Ideologia!
Eu quero uma prá viver
Ideologia!
Eu quero uma prá viver..
Ideologia!
Prá viver
Ideologia!
Eu quero uma prá viver...

Tarcísio o que fizestes com nossos sonhos... de uma cidade melhor?
Tuas atitudes envergonham a nossa luta por democracia, por liberdade...

Anônimo disse...

AOS Assessores do Senhor Prefeito:
Ao ler tantas manifestações fortes e verdadeiras. Solicitamos que para tentar reverter esta situação o que resta a fazer é a retirada imediata do secretário Beto e da segunda secretária Rosane Moura... Esta é a nossa esperança para salvarmos a educação desta cidade.

Anônimo disse...

Concordo com a colega acima. Se o senhor prefeito ainda tem alguma esperança de reverter o quadro crítico em que se encontra a secretaria de educação de NH é hora de agir... FORA BETO. a educação de nh só poderá ser de qualidade com um secretário de qualidade. É preciso urgentemente afastar esse homem que não tem as mínimas competencias pedagógicas para assumir essa função... Pelo bem da educação de NH: FORA BETO!!!

Anônimo disse...

Não adianta, a gente não tem força contra as atrocidades do secretário!