quinta-feira, 29 de outubro de 2015

Menos Teoria e Mais Prática


Imagem Internet



Universidades de São Paulo devem aumentar de 10% para 30% a carga horária prática dos cursos de Licenciatura e Pedagogia.



São Paulo - As universidades Paulistas começaram a readequar seus cursos de licenciatura para futuras mudanças. Defendida por ministros e secretários, o aumento da carga horária prática dos estudantes já está sendo preparada para entrar no currículo da USP, Unesp e Unicamp.

Em recentes entrevistas à veículos de imprensa, o novo Ministro da Educação, Aluízio Mercadante vem dizendo que os estudantes que se formam em Pedagogia ou Licenciatura saem das universidades “sem saber ensinar”. As alterações nas instituições paulistas só devem ocorrer após análise do Conselho Estadual de Educação.

1ª Tesoureira Sandra Finken

Para a Professora e Tesoureira do SindProfNH, Sandra Finken o efeito do aumento da carga horária prática dos estudantes com a consequente diminuição do conteúdo teórico, depende de como será aplicado. “Precisamos pensar em como isso vai acontecer. Os estudantes vão apenas observar as aulas por mais tempo ou as escolas poderão propiciar experiências aos universitários?”, questiona.


Para a professora, triplicar a carga horária prática nos cursos só terá efeito real no aprendizado, se os universitários participarem ativamente das atividades da escola. “Quando eu fiz o magistério, eramos responsáveis pela organização das semanas literárias e outros eventos com a comunidade. Essas também são funções cotidianas do professor”, finalizou Sandra.

Nenhum comentário: