segunda-feira, 4 de maio de 2015

Um certo Secretário Beto em: Do Computador ao Aipim





O Brasil vive hoje em plena democracia, por isso temos de nos acostumar às vozes das ruas, aos pleitos dos trabalhadores”, disse a Presidenta da República ao inovar e transmitir o seu tradicional discurso do Dia do Trabalhador pelas redes sociais.
O vídeo de quase dois minutos traz uma militante corajosa que pela vontade popular está em seu segundo mandato. Dilma certamente acredita nesse Brasil democrático de que fala, mas do alto do seu Palácio, em Brasília, a chefe de estado não pode sequer imaginar que o sequestro dos direitos do trabalhador é pratica comum aos seus pares do Partido dos Trabalhadores.

O usurpador da democracia tem nome e sobre nome: Adelmar Alberto Carabajal, o Beto – ou como ficou conhecido Corujão – que ocupa a secretaria mais importante de qualquer governo: A Secretaria de Educação. Esse senhor tem levado a educação de Novo Hamburgo ao mais baixo nível em toda a história do município. A falta de professores e o fechamento de espaços pedagógicos são algumas das ações que o secretário tem promovido.

Crítico das terceirizações, no discurso, mostra na prática que o papel tudo aceita, mas a realidade Beto não pode negar: Essas são as escolas de educação infantil terceirizadas em Novo Hamburgo:

Escola Municipal Ensino Infantil
Nº Alunos
Sementinha Viva
115
Vovô Werno
120
 Raio de Sol
43
 Favo de Mel
220
Vivendo e Aprendendo
92
 Ipê Amarelo
132
Vila das Flores
196
 Bem Te Vi
196
Raio de Luz
240

São 1354 novas matrículas no município, um investimento de R$5,5 milhões em prédios, porém nenhum novo professor foi empossado no concurso que tem validade até 2016. As escolas estão em funcionamento por graça e obra do serviço terceirizado que onera a folha de pagamento, impedindo até mesmo o tal reajuste de inflação – que o Secretário falsamente diz que é o motivo da greve - e ainda prejudica o Instituto de Previdência e Assistência dos Servidores Municipais (IPASEM), pois os terceirizados recolhem para o INSS.

O inimigo público da educação também é contra o direito de greve. O Corujão tem ameaçado diretoras onde o grupo de funcionários tem maioria em estágio probatório. A Constituição Federal no artigo nono  Lei nº 7.783/89 garante que o direito a greve se estende a todos os trabalhadores.  Enquanto o Brasil olha horrorizado para o Beto (Richa) de Curitiba, que manda a polícia bater nos professores, o Beto (Carabajal) de Novo Hamburgo parece agir livremente praticando toda sorte de crimes contra o trabalhador. Se o Tucano é a ave que assombra os professores curitibanos, é a coruja quem tenta devorar os educadores do município.

O estudantes são os mais prejudicados com as políticas de contenção de despesas que o Secretário de Educação vem chamando de “políticas de governo”.

Fechar os espaços de aprendizagem não pode ser uma política de governo, terceirizar a atividade fim educação não pode ser uma política de governo, colocar professores de português dando aulas de matemática não pode ser uma política de governo, impedir o acesso à tecnologia como ferramenta de aprendizagem não pode ser uma política de governo. Retirar o direito dos alunos ao apoio à inclusão não pode ser uma política de governo. 

O arrocho salarial, o sangramento da educação não pode ser política de governo. Beto Carabajal está destruindo a educação de Novo Hamburgo, que já foi referência na região. O secretário deveria ser chamado de “Irresponsável pela Educação” no município.

A precarização do ensino em Novo Hamburgo assusta os professores da época do Professor Ernest Sarlet que levou a educação do “Aipim ao computador”, através da modernização dos processos de ensino no município. Já sob o comando do Beto, fazemos o movimento ao contrário. Somos obrigados a abandonar a qualidade do ensino e passar a tratar a aprendizagem como um processo mecânico e industrial.

Como a presidente, os professores municipais terão de ter um “coração valente” para enfrentar a ditadura da precarização do ensino e do desrespeito ao trabalhador imposta por Alberto Carabajal. Firmes seguiremos contra o inimigo público da educação.


Nenhum comentário: